Contabilidade

Indicadores Financeiros, o que são e para que servem?

Indicadores Financeiros são ferramentas utilizadas pelo Analista Financeiro para analisar a informação obtida dos Estados Financeiros da Empresa. Esse método é um dos mais utilizados, pois permite medir a eficiência e o comportamento da empresa, assim como avaliar sua condição financeira, seu desempenho, as tendências construídas e as variações observadas nas principais contas.

Os Indicadores Financeiros são utilizados pelos administradores e analistas financeiros para gerir melhor as finanças de uma empresa. Um Indicador Financeiro representa uma relação entre dois ou mais valores, provenientes dos Estados Financeiros ou de qualquer outro relatório interno, no qual o administrador, analista ou cliente busca entender o comportamento de um aspecto financeiro, setor ou área de decisão específica da empresa.

Vale salientar que os Indicadores Financeiros são muito mais que ferramentas, pois não se trata somente de achar um número ou fórmula, mas sim, interpretar os resultados obtidos. Os números obtidos são utilizados para fazer um diagnóstico global ou local da empresa, entender a situação desta e planejar o futuro.

Os Indicadores Financeiros se classificam, principalmente, em:

 

1. Indicadores de Liquidez
2. Indicadores de Capital e Endividamento
3. Indicadores de Rentabilidade

 

Esses Indicadores Financeiros são instrumentos de analises que, em sua maioria, proporcionam pistas e indícios ao Analista Financeiro sobre as condições financeiras da empresa que não podem ser vistas com uma simples olhadela, mas que graças a este método podem ser descobertas. No entanto, é importante entender que a utilidade dos resultados obtidos dos Indicadores Financeiros depende claramente de uma interpretação inteligente, adequada e coerente e, sem dúvida, este é o aspecto mais difícil da análise.

 

ESSES INDICADORES FINANCEIROS SÃO RESPONSÁVEIS POR TODA A ANÁLISE FINANCEIRA?


Ainda que essas informações contábeis permitam conhecer algo sobre a empresa, não quer dizer que seja conclusivo em um estudo da situação financeira desta. A contabilidade mostra dados históricos que não necessariamente determinam o que acontecerá no futuro. Por essa razão, se faz necessário recorrer a outros tipos de informações quantitativas e qualitativas que complementem a informação contábil e permitam conhecer, muito mais precisamente, a situação do negócio.

Desse modo, a Análise Financeira utiliza diferentes ferramentas para ponderar, medir, avaliar e identificar todos os fatores que incidem na operação do negócio e que não podem ser vistos com uma simples olhadela nas informações contábeis. Essas ferramentas se distribuem em orçamentos, projeção de Estados Financeiros, perspectiva de mercado, fluxo de caixa, análises verticais, análises horizontais e muitas outras ferramentas, como, evidentemente, a Análise dos Indicadores Financeiros.

Os Indicadores Financeiros são calculados e utilizados, basicamente, para o planejamento futuro da empresa, porque este desperta a criatividade e a inovação da gerência, permitindo que o futuro da empresa seja mais sustentável, além de reduzir riscos, visto que se tem mais controle interno da empresa.

 

COMO UTILIZAR OS INDICADORES FINANCEIROS PARA FAZER UMA ANÁLISE FINANCEIRA?


Antes de utilizar os Indicadores Financeiros para realizar uma análise financeira, deve-se ter em mente um processo prévio antes de iniciar a análise, passando por uma série de etapas, descritas a seguir. Do contrário, pode-se cometer o erro de utilizar 10 ou 20 Índices Financeiros e interpretar cada um dele, sem ter claro qual o objetivo pelo qual a análise está sendo realizada. Pode acontecer, por exemplo, que somente 3 ou 4 indicadores financeiros sejam suficientes para realizar um diagnóstico da situação e do comportamento da empresa, ainda que possa haver situações onde seja necessário usar 8 indicadores ou mais.
Vejamos os procedimentos que devem ser seguidos antes de utilizar os indicadores financeiros adequados:

1. Primeiro:
Uma das razões pelas quais se decide fazer uma análise financeira utilizando a ajuda dos Indicadores Financeiros é porque os donos da empresa detectaram problemas, sendo necessário examinar está com a finalidade de determinar suas causas e solucionar os problemas.

Por exemplo, pode haver o caso do administrador sentir que a empresa sua empresa está em um estado de pouca liquidez e decide fazer uma análise para detectar a causa e poder corrigir a situação.

2. Segundo:
Esta segunda razão pela qual se decide fazer uma análise acontece quando se supõe que a empresa não tem nenhum problema e, assim, se faz com a finalidade de buscar a existência de algum. Ou seja, uma análise financeira não somente é necessária quando o administrador encontra um identifica um problema, mas também quando se deseja tomar medidas preventivas para conhecer se a empresa está em ordem e se há alguma falha que possa ser detectada e corrigida a tempo.

Desse modo, é fundamental que o administrador periodicamente (Mensalmente ou Trimestralmente, por exemplo) solicite os estados financeiros para analisa-los e detectar como estão se comportando as diversas áreas do negócio.

3. Terceiro:

Uma terceira razão para realizar uma análise financeira é mediante um planejamento de um objetivo específico, ou seja, fazer uma avaliação da informação da empresa para, por exemplo, determinar se está capacitada a assumir alguma dívida, ou quando um banco analisa os dados para definir se pode conceder crédito ou não. Outro exemplo poderia ser para determinar se a empresa pode vender a crédito a determinada empresa ou cliente. Avaliar a informação financeira da produção e venda de certo produto ou serviço também constitui um objetivo específico.

 

ANÁLISE FORMAL


Essa é a etapa operacional, a procedimental ou a etapa “mecânica” da análise, que é feita depois de haver passado pela etapa preliminar. Essa parte se dedica a coletar novamente a informação solicitada, de acordo com os requisito, exigências e disponibilidades para, então, agrupá-las em gráficos, quadros estatísticos e indicadores.

 

ANÁLISE REAL


Essa etapa compreende a parte final da análise financeira, na qual se dedica a estudar toda a informação organizada da etapa anterior, se estabelece a maior quantidade de julgamentos baseando-se em valores obtidos dos indicadores financeiros e métodos comparativos (que serão mencionados em outros artigos relacionados). Nessa etapa são identificados os possíveis problemas e suas causas, são implantadas alternativas para suas soluções, onde são estudadas e eleitas a mais adequada e fundamentada.

Por fim, utilizando-se as três etapas propostas para realizar uma análise financeira, a possibilidade de erros diminui e a solução dos problemas existentes se tornam mais factíveis.


OBSERVAÇÃO:

O conteúdo que se trabalhou no presente artigo serve somente como base de conhecimento inicial para utilizar os Indicadores Financeiros de forma mais efetiva. Seguiremos postando artigos que complementem os conceitos apresentados, com os artigos Principais Indicadores Financeiros e Análise Financeira.

Ademais, veja nosso artigo “Como pensa um empreendedor de sucesso? 

Avatar

Author: Hotir Soares Junior

Hotir Soares Junior é contador, pós graduado em Contabilidade Gerencial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e diretor fundador da HS Assessoria Contábil, escritório que assessora empresas da região nordeste

Profissional experiente com mais de 30 anos de carreira apaixonado pelo exercício de sua profissão e bem estar de seus clientes.

One thought on “Indicadores Financeiros, o que são e para que servem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *